terça-feira, 19 de maio de 2009

Triplicam doenças ligadas às enchentes no Maranhão


Dados das secretarias da Saúde das cidades atingidas pelas enchentes no Maranhão atestam que houve um aumento considerável de doenças ligadas diretamente às cheias dos rios, como hepatite, leptospirose, dengue, diarreia crônica, gripe, parasitoses intestinais, entre outras. Em Trizidela do Vale, a 226 km de São Luís, o número de internações e de atendimentos do Programa Saúde da Família (PSF), em decorrência dessas enfermidades, triplicou.

Conforme dados da Secretaria de Saúde do município, eram feitos, pelo PSF, cerca de 2,2 mil atendimentos por mês. Com a inundação de 90% da cidade, foram realizados, nos últimos 30 dias, 6,8 mil consultas do programa. Nesse período também foram realizadas 350 internações no Hospital Municipal Dr. João Alberto, o único do município em condições de funcionamento. “Para atender tanta gente, fomos obrigados a diminuir o tempo de permanência das pessoas no hospital”, explicou a secretária de Saúde de Trizidela, Ediuene Sousa.

Em Pedreiras, cidade vizinha a Trizidela, 730 pessoas foram atendidas nos últimos 30 dias com doenças ligadas às enchentes. Do total, foram registradas 12 internações por hepatite A e dois casos de leptospirose. “Em períodos normais, nós registrávamos, por exemplo, menos de quatro casos de hepatite A por mês”, comparou o secretário municipal de saúde de Pedreiras, José Ivaldo Lima.

Hospitais
Nas duas cidades, além do grande número de doentes, existe outro problema: a redução da rede de hospitais. Dos dois estabelecimentos de Trizidela, um ficou alagado e os atendimentos foram concentrados em apenas uma unidade com 30 leitos disponíveis. Em Pedreiras, o hospital infantil, com 35 leitos, foi interditado após uma enxurrada. Os atendimentos lá são concentrados no Hospital Geral do Município, com 45 leitos.

Subiu para 116 mil o número de desabrigados e desalojados em todo o Estado e para 338 mil o de atingidos pelas enchentes. São 93 cidades em situação de emergência em todo o Maranhão.
(http://www.opovo.com.br/opovo/brasil/878629.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário